A segurança no canteiro de obras é coisa séria. Independente da área de atuação do profissional, é preciso muita atenção na hora de planejar e executar uma construção, seja ela de pequeno ou grande porte.
Segundo informações divulgadas pelo Anuário da Previdência Social, o setor de construção civil está entre as áreas mais perigosas para se trabalhar. Isso porque a exposição a quedas, choques de correntes elétricas e tropeços são uma ameaça.
Para garantir então mais segurança e proteção aos colaboradores, evitando possíveis acidentes, alguns cuidados importantes podem ser tomados. Selecionamos três deles, confira abaixo!
EPI
O uso de Equipamentos de Proteção Individual é indispensável e uma obra não deve ser iniciada sem que profissionais estejam devidamente equipados. Os EPI’s são fundamentais para garantir proteção, em caso de acidentes.
É importante reforçar que estes também devem ser de boa qualidade e direcionado para cada área de atuação específica do trabalhador. Atente-se às instruções de uso e também a certificação estabelecida pelo governo do país em que a obra está sendo realizada.
Conscientização
Após a distribuição dos equipamentos de segurança, é necessário reforçar a importância de seu uso. Evite possíveis dúvidas, conscientizando os colaboradores e mostrando a melhor forma de uso de cada EPI.
Fiscalização
Além da distribuição e conscientização, é imprescindível a fiscalização do uso dos EPI’s e demais cuidados nas obras. Por isso, opte por profissionais especializados em segurança do trabalho.