A madeira foi, por muitos anos, o material preferido para construção no setor civil. Durante décadas, estruturas foram feitas apenas com ela, mas a necessidade de liberdade na elaboração de projetos mais ousados mudou este cenário.
Com as pessoas desejando obras maiores e mais seguras, a solução foi encontrada no ferro e no aço. O metal possibilitou o uso de menos pilares de sustentação, aumentando assim o espaço interno nas construções. Além disso, ele também é uma opção mais segura e que torna mais fácil a passagem de utilidades.
Existem hoje no mercado mais de 3 mil tipos de aço. Ou seja, há vários modelos e tamanhos disponíveis, desenvolvidos para exercer diversas funcionalidades dentro das obras, como na forma edificação e na forma de armadura, fazendo parte da estrutura do concreto armado.
São vários os benefícios do uso de estruturas feitas de metal, dentre elas:
- Produção e montagem ágil
- Precisão
- Garantia de Qualidade
- Menor desperdício
- Economia de tempo
Outro ponto muito importante a ser considerado e que tem mudado a mentalidade dos profissionais e interessados na área, é o tema sustentabilidade. O aço é 100% reciclável e só no Brasil, 30% de todo metal utilizado é reciclado.